Análise do Conhecimento Referente à Prescrição de Exercícios Para Portadores de Condromalácia Patelar

Por: Ana Caroline Siqueira, Daniele Nascimento Silva, Danilo Martinez Scremin, Gustavo Casimiro, Luciana Moreira Boudakian, Monique Francisco de Sousa e Vinícius Araújo Nascimento.

Revista Brasileira de Ciência & Movimento - v.19 - n.1 - 2011

Send to Kindle


Resumo

Introdução: Este trabalho buscou verificar a conduta profissional que professores de Educação Física (PEFs) possuem na utilização do exercício de extensão de joelhos na cadeira extensora e no leg press em pessoas sofrendo de condromalácia da patela. Metodologia: Dois experimentos foram feitos, utilizando questionários aplicados em academias do Rio de Janeiro. O primeiro estudo foi dividido nas seguintes opções: “cadeira extensora”, “leg press”, “ambos” e “nenhum” e foi aplicado em 18 PEFs. O segundo estudo foi relacionado com a utilização de ângulos específicos na máquina de extensão de pernas que foi dividido em: “0°-30°”, “60°-90°”, “ambos” e “nenhum” que foi aplicado em 24 PEFs. Adicionalmente ambos os questionários possuíam seções específicas onde informação complementar poderia ser escrita para justificar as respostas. As justificativas foram nomeadas (JT+) quando satisfatórias e (JT-) na ausência de argumentos baseados em dados científicos. A análise estatística foi feita com o teste qui-quadrado e a significância foi considerada quando o valor de p era menor do que 0,05. Resultados: No primeiro estudo nós observamos que a utilização do leg press foi menor do que as outras opções. Além disso, o percentual de JT+ foi maior nas opções “cadeira extensora”, “leg press” e “nenhum”. No segundo estudo nós observamos que o percentual de PEFs que escolheram a opção “0°-30°” foi maior em relação a opção “ambos”. Quando as justificativas foram analisadas, nós observamos que todas as opções tiveram um maior percentual de JT-, com exceção da opção “ambos” que não mostrou diferenças (p>0,05). Conclusão: Nós concluímos que os PEFs possuem uma adequada conduta quando escolhem os exercícios para pessoas com condromalácia patelar, porém existe uma necessidade de melhor sustentar as argumentações relacionadas com a utilização de ângulos no exercício de cadeira extensora.

Endereço: http://portalrevistas.ucb.br/index.php/RBCM/article/view/1799

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.