Resumo

O presente estudo buscou investigar a prática pedagógica dos professores do Curso de Educação Física da Universidade de Caxias do Sul, com o objetivo de questionar o trabalho dos educadores, bem como o seu compromisso técnico-político. Assim, pretendeu-se oferecer aos professores envolvidos alguns elementos para uma consciência crítica, a fim de ser iniciado ou consolidado (por alguns) um processo maior de libertação, rompendo com posicionamentos atrelados, desligados do contexto político-econômico-social para sair em busca de soluções à realidade concreta vivida. Durante toda a pesquisa, teve-se em mente a questão: qual a compreensão ou a visão que o professor tem do seu fazer pedagógico e quais as suas conseqüências para o todo social? O meio utilizado para penetrar na prática do professor, e tentar uma interpretação da sua realidade, foi a entrevista não estruturada, gravada, transcrita e, posteriormente, analisada. Para atingir o objetivo pretendido, seguiu-se, como roteiro, tópicos extraídos do referencial teórico, além da observância das categorias que definem o modo crítico de pensar. A análise foi feita em duas dimensões: a individual e a coletiva. Assim se faz, para não se limitar ou fragmentar a prática pedagógica, e também para entender o fenômeno de modo mais abrangente e totalizante. Constatou-se que o processo de busca e transformação não pode ser individualizado, mas é o resultado de condições históricas; é uma realidade que se constrói no dia-a-dia da prática do professor, com consciência crítica sobre a educação e sobre o papel que ela exerce no panorama social. Urge que o professor reflita sobre a sua prática, conheça o referencial teórico que o embasa e, ciente da não neutralidade de toda e qualquer ação, assuma o seu compromisso dentro e fora do Curso de Educação Física.

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