Análise da Cinemática e do Padrão de Ativação Muscular Durante a Marcha de Idosas Assintomáticas e com Osteoartrite de Joelhos

Por: Paula Maria Machado Arantes.

132 páginas. 2006 07/03/2006

Send to Kindle


Resumo

A osteoartrite (OA) de joelho é a causa mais comum de incapacidade em idosos. O entendimento de como a função é afetada pela doença é crítico para o delineamento de intervenções efetivas para prevenir a incapacidade. Neste sentido, o estudo da marcha torna-se especialmente relevante devido à grande importância desta atividade para a função destes indivíduos. Os objetivos deste estudo foram: (a) investigar as alterações cinemáticas das articulações do quadril, joelho e tornozelo durante a marcha de idosas com OA de joelhos quando comparadas às idosas assintomáticas; (b) comparar os padrões de ativação muscular durante a marcha entre idosas com OA de joelhos e assintomáticas; (c) comparar o trabalho pela massa corporal dos músculos quadríceps e isquiotibiais; (d) investigar a associação entre a força do músculo quadríceps e a cinemática do joelho na fase de resposta à carga. A amostra deste estudo foi composta por 21 idosas com OA de joelhos (71,43 + 4,14 anos) e 21 idosas assintomáticas (71,38 + 4,09 anos). Os dados cinemáticos, espaciais e temporais foram obtidos durante a marcha usual das participantes através de um Sistema de Análise de Movimento. A intensidade e duração da ativação dos músculos vasto lateral, bíceps femoral, tibial anterior, gastrocnêmio e sóleo durante a marcha foram avaliadas por eletromiografia de superfície. A dinamometria isocinética foi utilizada para avaliar o trabalho pela massa corporal dos músculos quadríceps e isquiotibiais. O teste ANOVA foi utilizado para a comparação entre os grupos. As correlações foram calculadas pelo coeficiente de correlação de Pearson.

Endereço: http://www.bibliotecadigital.ufmg.br/dspace/handle/1843/MSMR-6XGF7H

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2020 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.