Resumo

Nosso objetivo foi analisar a percepção da competência física e motora em crianças espanholas de 10 a 13 anos de idade e validar para a língua espanhola e contextualizar o questionário de Scrabis-Fletcher e Silverman (2010). A percepção de competência foi analisada em 27 escolas de Albacete (Espanha), com um total de 389 meninos e 391 meninas, cuja idade variou de 10 a 13 (média = 11,08 e DP = 0,43). Diferentes análises foram realizadas, iniciando com uma análise prospectiva dos itens, utilizando gráficos e estatísticas. Em seguida, foi realizado um estudo de consistência interna, por meio do alpha de Cronbach, utilizando um pacote multinível, versão 2.3. Por fim, a estrutura dos construtos foi analisada por meio de uma análise fatorial confirmatória (FCA), que utilizou um pacote Lavaan, versão 0.5-11. A consistência foi alta como um todo (alfa de Cronbach: 0,74). Houve uma alta correlação entre todos os itens, mesmo aqueles de diferentes fatores. Em relação à análise da percepção da competência física e motora dos escolares, os melhores valores foram obtidos nas percepções que tiveram sobre seus professores e colegas, embora tivessem valores piores sobre suas experiências pessoais. Dois questionários de 2 e 3 fatores, utilizando 7 e 14 itens, respectivamente, foram estabelecidos. Portanto, o instrumentoPercepção de Competência em Educação Física no Ensino Fundamental foi validada dentro do contexto social espanhol. A principal aplicação prática é a possibilidade de utilizar este questionário nas aulas de EF na Espanha para conhecer e aumentar a percepção da competência física e motora das crianças.

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