Resumo

Esta dissertação investiga como se expressa a ética no documento Orientações Curriculares de Educação Física (OCEF) do Município do Rio de Janeiro publicado no ano de 2010. A aprendizagem da ética por meio das virtudes generosidade, humildade, amizade, coragem e temperança é fundamental para que posteriormente estas virtudes sejam vivenciadas. O objetivo da pesquisa documental dessa dissertação foi identificar se há preocupação com o tema transversal ética nas OCEF do Município do Rio de Janeiro e de que forma a ética é interpretada pelos professores da rede, buscando sugestões para o currículo de Educação Física. A pesquisa dessa dissertação se localiza nos campos da Ética/moral, do Currículo e a Educação Física Escolar. As reflexões sobre a questão da ética são fundamentadas na filosofia moral de Alasdair MacIntyre e nos trabalhos sobre a aprendizagem da professora Maria Judith Sucupira da Costa Lins, sendo complementadas pelo filósofo Theodor Adorno. MacIntyre propõe a prática das virtudes como alternativa para a desordem moral causada pelo emotivismo, ao passo que, Lins ressalta a importância do ensino/aprendizagem de ética na escola. Adorno faz uma crítica à ética consumista causada pela indústria cultural. No campo do currículo, os subsídios prioritários são a teoria do conhecimento escolar de Michael Young e os documentos dos Parâmetros Curriculares Nacionais, os quais serviram como base para o trabalho com valores éticos no currículo e na Educação Física Escolar. A metodologia utilizada foi a Análise de Conteúdo de Laurence Bardin, a qual permite a elaboração de categorias de análise. Referências teóricas que sustentam o texto do documento, também foram analisadas à luz da nossa fundamentação. Foram realizadas entrevistas com professores de Educação Física lotados na sétima Coordenadoria Regional de Educação (7ª CRE) da rede municipal do Rio de Janeiro que auxiliaram na compreensão do problema proposto. Concluímos que devido à imensa potencialidade de conteúdos e valores/virtudes éticas observadas no trabalho docente de Educação Física, identificar lacunas e encontrar possibilidades por meio da construção das OCEF pode oferecer alicerces seguros no ainda primitivo edifício curricular da referida disciplina.

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