Análise da Matriz Curricular de Educação Física Para o Ensino Médio do Estado do Ceará: Um Olhar Sobre a Organização Curricular

Por: D. A. Ferreira, M. E. H. Silva, M. Pompeu e R. M. Martins.

IX Congresso Internacional de Educação Física e Motricidade Humana XV Simpósio Paulista de Educação Física

Send to Kindle


Resumo

A Educação Física escolar nas últimas décadas vem buscando reduzir as várias dificuldades enfrentadas por professores em suas práticas pedagógicas. Um elemento que vem sendo tratado como central nesse debate é a organização curricular. A busca contínua pelo currículo mínimo desejável na área de Educação Física para o Ensino Médio justifica a necessidade de uma pesquisa sobre a Matriz Curricular consolidadas em documento no Estado do Ceará (CEARÁ, 2009). O objetivo que movimenta esse estudo é analisar a Matriz Curricular de Educação Física para o Ensino Médio do Estado do Ceará, percebendo a complexidade e aprofundamento progressivo dos conteúdos em sua organização. A perspectiva metodológica utilizada, foi o enfoque qualitativo. A característica dessa pesquisa é documental. Analiou-se a Matriz Curricular do Estado do Ceará para o Ensino Médio. Os critérios adotados para escolha e definições dessa Matriz investigada foram: 1 - apresentar uma organização para Educação Física nas três séries do Ensino Médio; 2 - ser a mais atual e disponível no site da Secretaria de Educação Estadual até a data final da coleta de dados; 3 - indicar com clareza aprofundada a organização curricular em sua estrutura. A estratégia de investigação foi a seguinte: a) analisar a Matriz com foco na organização curricular; b) levantamento e agrupamento de temas para análise. A análise dos resultados foi realizada com base na técnica de análise temática para determinação de categorias. Os resultados apontam que não há indicação de corrente teórica que fundamente o documento. Fazer uma opção de organização curricular não coloca os autores do documento como incoerentes quando se apresenta a proposta com clareza e objetividade, definindo os princípios pedagógicos que consolidaram essa Matriz. Sem esses pilares que sustentam a Matriz, qualquer interpretação que se faça é simples suposição. Sobre o aprofundamento progressivo dos conteúdos na organização curricular da referida Matriz a única temática privilegiada e aproximada de aprofundamento é sobre o conhecimento do corpo, especificamente a anatomia e fisiologia. Temas estes sugeridos para a segunda e terceira série do Ensino Médio. Aparentemente a área da saúde é valorizada na Matriz, outros temas da área da saúde são apresentados nos diversos bimestres. Contudo, não é possível fazer relações dos diferentes temas da saúde como uma intenção de aprofundamento progressivo. Supostamente foram agrupados nos diferentes bimestres como temáticas para serem desenvolvidas no Ensino Médio. O aspecto a ser observado como positivo dessa Matriz Curricular é a tentativa de apresentar uma base comum para a área de Educação Física no Ensino Médio. Todos os professores tem acesso a esse documento. Acredita-se que para uma Matriz Curricular de referência para o Estado do Ceará os professores estaduais devem estar envolvidos desde sua concepção, redação, revisão e consolidação afim de que atenda as suas reais necessidades.

Endereço: http://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/motriz/article/view/10060/10060

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.