Resumo

Esta pesquisa quantitativa, descritiva e exploratória tem por objetivo geral analisar a Percepção do Serviço de Treinamento Físico Personalizado sob a ótica do aluno/cliente e do Personal Trainer. Foram convidados a participar da pesquisa 27 Personal Trainers, sendo 19 do sexo masculino e 8 do sexo feminino; também 27 alunos/clientes, sendo 5 do sexo masculino e 22 do sexo feminino sendo estes residentes da cidade de Porto Alegre. A escolha da amostra se deu por conveniência. Os critérios de inclusão para os Personal Trainers foram: estar no momento exercendo a função de Personal Trainer; estar prestando o serviço há no mínimo 1 mês; ter diploma de bacharelado ou de licenciatura plena em Educação Física. Já para os alunos/clientes, os critérios de inclusão foram: estar no momento fazendo uso do serviço de Personal Trainer; estar utilizando este serviço há no mínimo 1 mês. Foram aplicados dois questionários, sendo um dirigido aos Personal Trainers e outro aos alunos/clientes, os quais foram elaborados pelo pesquisador com base na literatura e aprovação posterior de 3 experts que trabalham com o tema abordado. O instrumento de coleta consistiu de dois questionários compostos por 15 fatores divididos entre as 5 dimensões da qualidade: Atributos Tangíveis; Confiabilidade; Garantia; Empatia; Capacidade de Resposta. Foi utilizada uma escala de 0 a 5 para as respostas, onde 0 significa não ter nenhuma opinião formada, 1 nada importante, 2 pouco importante, 3 importante, 4 muito importante e 5 extremamente importante. Esta coleta de dados deu-se no mês de abril e maio de 2015. Os resultados das percepções dos alunos/clientes e dos Personal Trainers sobre os fatores de importância para um serviço de qualidade que geram satisfação foram muito similares, o que demonstra que os Personal Trainers analisados entendem as necessidades do seu público-alvo.

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