Análise da Performance de Jogadores Profissionais de Futebol Chutando Pênaltis, Previamente Estimulados Emocionalmente: a Utilização do Eye Tracker Como Ferramenta no Futebol

Por: Cristian Schaeffer, Gabriel R D Levrini e Walter Niqui.

Rbff - Revista Brasileira de Futsal e Futebol - v.11 - n.43 - 2019

Send to Kindle


Resumo

Hoje, já é sabido, que é impossível desassociar o corpo da mente. Sabe-se que é no cérebro, onde ainda existe uma possibilidade de conseguir ganhos de performance e eficácia nos esportes, uma sutil diferença que pode significar o sucesso. Em destaque encontram-se as cobranças de pênaltis que vem definindo competições. O objetivo deste estudo é analisar a performance de jogadores profissionais de futebol chutando pênaltis, previamente estimulados emocionalmente antes da ação do chute, utilizando para tanto as respostas psicofisiológicas do seguimento ocular (Eye Tracker) buscando diferenças de perfis e padrões de eficácia e conversibilidade dos pênaltis em gols. Poucos estudos combinaram ações físicas motoras com variáveis e estímulos emocionais psicofisiológicos, A confirmação dos resultados empíricos e qualitativos permite aceitar as duas hipóteses de estudo: O comportamento visual possibilita avaliar padrões de eficácia na conversão dos pênaltis em gols, e a prévia estimulação dos neurônios espelho proporciona um aumento de conversibilidade dos pênaltis. O experimento foi feito com 2 grupos de 20 jogadores profissionais das categorias de base da equipe x. O estudo contribuiu para um aprofundamento empírico acadêmico, que demostrou a possibilidade de utilização de novas metodologias e uma contribuição prática para a melhoria de métodos de treinamento.

Endereço: http://www.rbff.com.br/index.php/rbff/article/view/763

Tags:

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.