Análise da Postura em Escolares de 8 a 14 Anos de Maceió-al: Um Estudo Transversal Descritivo

Por: Ellen Priscilla de Lima Silva, Luana Rosa Gomes Torres, Rodrigo Silva Perfeito, Sandra Adriana Zimpel e Wanderléia Santos Silva.

Arquivos em Movimento - v.12 - n.2 - 2016

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Resumo

Postura é a situação estrutural do corpo em situações dinâmicas e estáticas. Sua falta de harmonia pode trazer lesões e patologias agudas ou crônicas, carecendo de ser avaliada o mais precocemente possível. Desse modo, o objetivo do trabalho é o de analisar a postura de escolares de 8 a 14 anos de uma instituição pública de Maceió/Al para averiguar sua saúde postural. Para tal, utilizamos a metodologia transversal descritiva em 34 participantes que responderam a um questionário semi-estruturado, tiveram seus pesos, mochilas, estaturas, alterações podálicas e perimetria real e aparente mensurados. Pelos resultados, encontramos assimetrias em cabeça, ombros, coluna vertebral e pisadas, sendo estas em geral mais acentuadas no sexo feminino. Como conclusão, percebemos que existe a presença de no mínimo um tipo de alteração postural em todas as crianças avaliadas, e se levarmos em conta que este fato pode estar prejudicando a saúde do discente, a escola deveria ter uma intervenção mais direta, fato inocorrente.

Endereço: https://revistas.ufrj.br/index.php/am/article/view/11146

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