Análise da Produção Científica Relacionada à Psicologia do Esporte em Periódicos das Ciências do Esporte de Língua Portuguesa

Por: , Danilo Reis Coimbra, Fábio Hech Dominski, Guilherme Torres Vilarino, Pedro de Orleans Casagrande e Rodrigo Batalha Silva.

Revista da Educação Física - UEM - v.29 - n.1 - 2018

Send to Kindle


Resumo

O objetivo do presente estudo foi analisar a produção científica relacionada à psicologia do esporte (PE) em periódicos das Ciências do Esporte. Realizou-se uma revisão sistemática que seguiu os critérios recomendados pela Declaração PRISMA em agosto de 2016 em 15 periódicos relacionados as Ciências do Esporte. Cento e quarenta e cinco estudos foram selecionados. O primeiro estudo encontrado sobre o tema foi publicado em 1997, sendo que houve aumento na produção de artigos a partir de 2007. O periódico que mais publicou sobre PE foi a Revista da Educação Física, da Universidade Estadual de Maringá com 24 publicações. As instituições que se destacaram em relação ao número de publicações foram: UEM, UFJF, UFMG, USP e UDESC, com mais de 10 estudos publicados cada. Os estados com maior número de publicações foram Paraná, São Paulo e Minas Gerais. No total 49 modalidades esportivas foram investigadas, sendo o Voleibol mais investigado, seguido pelo Futebol e Basquetebol. A motivação foi a variável psicológica mais investigada, além do estresse, ansiedade e estados de humor. Conclui-se que houve um aumento na produção de estudos sobre PE na última década. Temas aplicados ao esporte como treinamento mental, técnicas de ativação e relaxamento necessitam mais investigações.

Endereço: http://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/35055

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.