Análise da Vantagem de Se Jogar Como Mandante e Suas Variações Por Nível das Equipes nas Principais Ligas Europeias de Futebol

Por: , Cristiano Torezzan e Iago Cambre Añon.

Rbff - Revista Brasileira de Futsal e Futebol - v.11 - n.43 - 2019

Send to Kindle


Resumo

Este estudo tem como objetivos identificar a presença da vantagem de se atuar como mandante em diferentes ligas da Europa, analisando os impactos presentes nas equipes em cada nível dentro das competições. Para sua realização foram coletados os resultados das partidas, mando de campo das equipes participantes e as classificações finais dos campeonatos durante 9 temporadas em 5 ligas. Para a determinação da vantagem de se atuar como mandante, foi utilizado a porcentagem de pontos obtidos atuando com mando de campo favorável e relação ao total de pontos obtidos, sendo que o mesmo é identificado se o resultado for superior a 50%. Para a comparação entre os diferentes níveis, aplicou-se o teste de chi-quadrado. Como resultado encontrado, nota-se a presença da vantagem em todas as competições, sendo encontrados índices entre 58,4% e 61%. Entre as análises de comparação das categorias, foram observadas diferenças estatísticas significantes na Categoria 1 em todas as competições e na Categoria 5 em 4 delas, com exceção do Campeonato Alemão. Com base nos resultados, conclui-se que há vantagem em se atuar como mandante nas principais ligas da Europa, sendo a queda o efeito um indicador positivo para a melhora do resultado obtido nas competições.Este estudo tem como objetivos identificar a presença da vantagem de se atuar como mandante em diferentes ligas da Europa, analisando os impactos presentes nas equipes em cada nível dentro das competições. Para sua realização foram coletados os resultados das partidas, mando de campo das equipes participantes e as classificações finais dos campeonatos durante 9 temporadas em 5 ligas. Para a determinação da vantagem de se atuar como mandante, foi utilizado a porcentagem de pontos obtidos atuando com mando de campo favorável e relação ao total de pontos obtidos, sendo que o mesmo é identificado se o resultado for superior a 50%. Para a comparação entre os diferentes níveis, aplicou-se o teste de chi-quadrado. Como resultado encontrado, nota-se a presença da vantagem em todas as competições, sendo encontrados índices entre 58,4% e 61%. Entre as análises de comparação das categorias, foram observadas diferenças estatísticas significantes na Categoria 1 em todas as competições e na Categoria 5 em 4 delas, com exceção do Campeonato Alemão. Com base nos resultados, conclui-se que há vantagem em se atuar como mandante nas principais ligas da Europa, sendo a queda o efeito um indicador positivo para a melhora do resultado obtido nas competições.

Endereço: http://www.rbff.com.br/index.php/rbff/article/view/736

Tags:

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.