Análise das Abordagens Pedagógicas Utilizadas nas Aulas de Educação Física em Escolas Municipais de Canindé, Ceará, Brasil

Por: Andreyson Calixto de Brito, Basílio R Almeida Fechine, Maria Aldenice Inácio Nunes, Nilson Vieira Pinto, Samara M Barreto de Abreu e Thaidys da C Lima do Monte.

XVI Congresso de Ciências do Desporto e Educação Física dos Países de Língua Portuguesa

Send to Kindle


Resumo

As abordagens pedagógicas na Educação Física emergem como apreensão teórico-metodológica, permitindo a construção de conhecimentos na relação da ensinagem e significação da Educação Física Escolar. É importante conhecer a relação didática nas aulas de Educação Física como elemento de reflexividade da práxis pedagógica e formação discente. O objetivo do estudo foi analisar as abordagens pedagógicas utilizadas nas aulas de Educação Física da rede municipal da cidade de Canindé, a fim de estabelecer reflexões sobre a práxis pedagógica e atividade formadora. O caminho metodológico envolveu uma pesquisa de campo, descritiva, de abordagem qualitativa cujo método foi um estudo de caso. O cenário investigado compreendeu as escolas públicas municipais da cidade de Canindé, Ceará, Brasil. A amostra foi constituída por professores de Educação Física da rede municipal cujo ensino estava vinculado às séries finais do ensino fundamental, totalizando treze (n=13). Como instrumento de coleta utilizou-se a aplicação de questionário semiestruturado. A análise interpretativa foi feita pela triangulação dos dados. Entre as abordagens mais utilizadas estão a abordagem dos Jogos Cooperativos com 19%, seguida da abordagem dos Parâmetros Curriculares Nacionais com 15% e abordagem da Psicomotricidade com 13%. As abordagens críticas, revelaram-se em 10% no âmbito da Crítica-Superadora e 4% na Crítica Emancipatória. Evidencia-se, uma práxis pedagógica e atividade formadora sistematizada e ancorada sobre teorias psicológicas e sociológicas, com sobreposição para a cultura lúdica cooperativa. Ao mesmo tempo, ainda se encontra em desvelamento a apreensão de teorias filosóficas e sociológicas estreitados a concepção política da Educação Física que evidenciem a formação crítica.

Endereço: http://www.fade.up.pt/rpcd/entradaPT.html

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.