Analise das Ações de Jogos de Voleibol e Suas Implicações Para o Treinamento Tecnico-tatico da Categoria Infanto-juvenil Feminina(16 e 17 Anos)

Por: Fabio Luiz Gouvêa.

2005 02/02/2005

Send to Kindle


Resumo

A prática da preparação física em desportos coletivos contempla metodologias cientificamente bem estruturadas e com referenciais teóricos sólidos. Por outro lado, nas preparações técnica e tática não se percebe os mesmos procedimentos, ou seja, as intervenções são realizadas simplesmente de acordo com aquilo que os técnicos consideram necessário em um dado momento. Os estudos acerca da performance e suas demandas acabam sendo uma opção interessante para viabilizar uma racionalização dos treinamentos nos aspectos citados acima que são tão importantes, mas que não recebem a devida abordagem científica. Neste estudo foram filmados 16 jogos de voleibol da categoria Infanto-Juvenil feminina (56 sets) e as ações foram analisadas de forma quantitativa (através de totais e percentuais) e qualitativa (através de índices de erro, eficácia e eficiência). Desenvolveu-se um instrumento para realizar essas análises, validado por meio do Índice Estatístico Kappa. Utilizou-se também da estatística Qui-Quadrado para avaliar se as ações (fundamentos) realizadas pelas jogadoras nesses jogos apresentavam diferenças significativas entre si. Os resultados evidenciaram que as jogadoras Ponta tem uma demanda maior em relação ao ataque, enquanto as jogadoras Oposto tiveram índices melhores nesse fundamento. No bloqueio ficou evidenciada a maior necessidade de um treinamento que enfatize o aspecto tático e coletivo desse fundamento, uma vez que todas as jogadoras apresentaram resultados muito semelhantes em todas as análises. Na defesa e recepção ficaram evidentes as maiores demandas e melhores índices das jogadoras Libero. Esses dados, de maneira geral, mostram que as jogadoras dessa categoria começam a apresentar algumas características de especialização visíveis em atletas de alto nível, ou seja, o treinamento técnico-tático ao qual são submetidas segue para essa especialização, sendo que a literatura sobre o tema não faz muitas objeções nesse sentido, afirmando que muitos indicadores dessas atletas favorecem um treinamento com essas características sem maiores prejuízos para elas. 

Endereço: http://www.bibliotecadigital.unicamp.br/document/?code=vtls000347957&opt=1

Ver Arquivo (PDF)

Tags: ,

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.