Análise das Alterações Biomecânicas Durante a Saída de Velocidade Através de Um Sistema de Medidas com Plataformas de Forças em Crianças Praticantes e Não Praticantes de Futebol de Campo

Por: Sandro da Silva Gomes.

2007 00/00/0000

Send to Kindle


Resumo

O presente estudo tem como objetivo avaliar parâmetros biomecânicos durante a saída de velocidade por meio da análise da força de reação do solo nas direções horizontal e vertical, o impulso resultante das forças de reação nas duas direções, o tempo de reação (agilidade) e a velocidade média em um determinado percurso em crianças praticantes e não praticantes de futebol de campo. A amostra foi constituída de 22 indivíduos com idades compreendidas entre 13 e 14 anos distribuídos em 2 grupos: G1, que foi considerado o grupo não praticante e G2, o grupo praticante de futebol de campo há mais de um ano. As medidas antropométricas utilizadas foram: a altura, o peso e o índice de massa corpórea (IMC). Os procedimentos estatísticos incluíram a média aritmética, o desvio padrão e o teste “t” de student com as duas amostras em par para média. Foi aceito um nível de significância de 5%. O programa estatístico utilizado foi o Biostat 4.0. Os resultados estatísticos demonstraram que o G2 obteve significativa relevância para a velocidade média no percurso em relação ao G1. Em contrapartida, para os demais parâmetros analisados, não apresentaram significância estatística. Conclusões: a) as plataformas desenvolvidas foram eficazes para a coleta de dados do estudo em questão; b) a velocidade média foi um parâmetro que apresentou significância estatística, como demonstrados nos estudos anteriores; c) os parâmetros de tempo de reação, força de reação horizontal e vertical e impulso resultante não apresentaram significância estatística, provavelmente pelo número pequeno da amostra e pela falta de um questionário específico para verificar se a criança é ativa ou não. Novas pesquisas deverão ser propostas para um posterior aperfeiçoamento dos resultados apresentados por esta pesquisa.

Endereço: http://www.acervodigital.unesp.br/handle/123456789/54334

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.