Resumo

Introdução: As academias nos últimos anos têm sido cada vez mais solicitadas por pessoas que visam melhorar a estética, a qualidade de vida, a performance, entre outras.

Objetivo: analisar as alterações do percentual de gordura (%G) e de massa magra (MMM) de 10 homens com idade media de 25 (+ 2) anos, todos iniciantes na musculação e trabalhos aeróbios em aparelhos ergométricos.

Metodologia: Os indivíduos treinavam três vezes (3x) por semana 45 minutos de exercícios resistidos e 30 minutos de exercícios aeróbios, durante 6 meses. Os indivíduos foram submetidos a uma avaliação física no inicio e final deste período. Para as medidas das dobras cutâneas foi utilizado um adipômetro da marca Sanny e para o calculo do percentual de gordura foi utilizado o protocolo de Jackson & Pollock. Para as medidas da Massa Corporal utilizou-se uma balança de marca Filizola.

Resultados: Os valores de media e desvios padrão das avaliações realizadas do grupo foram calculados; para indicar as diferenças entre o pré e pós teste utilizou-se o teste t de student, o nível de significância adotado foi p<0,05. Os resultados demonstraram que houve diminuição estatisticamente significante entre o pré e pós teste da variável (%G) (19,38 x 15,04 %) (p=0,001) e houve um aumento estatisticamente significante da variável (MMM) (59,39 x 61,41 kg) (p= 0,017).

Conclusão: A metodologia dos exercícios que foi proposta fez com que houvesse diminuição no percentual de gordura com ganho de massa magra. Outras variáveis não analisadas como a dieta podem ter interferido nos resultados.

Acessar