Análise das Capacidades Físicas de Crianças dos Sete Aos Dez Anos de Idade

Por: Angelo Ruediger Pisani Martini, Carlos Alexandre Vieira, Daniel Barbosa Coelho, Diego de Alcantara Borba, João Batista Ferreira-júnior e Leonardo Gomes Martins Coelho.

Revista Brasileira de Ciência & Movimento - v.20 - n.4 - 2012

Send to Kindle


Resumo

Resumo: Desempenho motor é o termo utilizado para agrupar as capacidades força, velocidade, resistência, flexibilidade e coordenação. O desempenho motor de crianças é preocupação permanente entre os especialistas da área da saúde. Esse interesse justifica-se já que a atividade física desempenha importante papel na prevenção de doenças e melhoria da capacidade funcional. O objetivo do presente estudo foi avaliar a capacidade motora em crianças de ambos os sexos. Após consentimento por escrito dos pais, participaram do estudo 232 crianças de ambos os sexos entre as idades de sete e 10 anos. O desempenho motor foi avaliado utilizando-se os testes de sentar e alcançar, resistência abdominal, salto horizontal e corrida de 30 metros. Foi utilizado ANOVA two way e post hoc de Tukey para comparação das variáveis entre as idades e o sexo. O nível de significância foi de 5%. A flexibilidade não foi modificada pela idade e sexo (p > 0,05). O salto horizontal e o número de abdominais foram maiores nos meninos comparados às meninas e nas idades de 10, nove e oito anos comparados a idade de sete anos (p < 0,001). O tempo para percorrer 30 m foi menor nos meninos comparado às meninas (p < 0,001), sendo que a idade de 10 anos apresentou valores menores comparado as demais idades e as idades de nove e oito anos demonstraram menores valores comparado a idade de sete anos (p < 0,001). De modo geral, os meninos apresentam melhor desempenho motor comparado às meninas na faixa etária avaliada. A idade de sete anos parece representar um período de transição no desempenho motor.

Endereço: http://portalrevistas.ucb.br/index.php/RBCM/article/view/3314

Comentários


:-)





© 1996-2020 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.