Análise das Intervenções Não-acadêmicas em Aulas de Educação Física Desenvolvidas Pelos Métodos Parcial e Global de Ensino

Por: José Henrique Santos.

VII Congresso de Educação Física e Ciências do Desporto dos Países de Língua Portuguesa

Send to Kindle


Resumo

A Intervenção Disciplinar Não-Acadêmica (ID) constitui episódiocomum aos ambientesde ensino, visando a organização e manutenção docomportamento social da turma. Apesar de ocuparuma parcelasupostamente insignificante do tempode aula, pode gerar interações negativas prejudicando o processo ensino-aprendizagem. Oobjetivo da pesquisafoi caracterizar às ID’s emaulas de E.F. desenvolvidas através dos métodos parcial e global. O estudo classificou-se como descritivo. A amostra consistiu de aulas de E.F. em contexto real de ensino lecionadas por16 professores de E.F. para turmas do 59 ano do ensino fundamental. A coleta dos dados foi realizada através de observação de VTe registrodo númeroe tempo das ocorrências. Utilizou-se a proporção, média, variância e desvio padrão, relativasa estatística descritiva. Confrontando tais episódios ocorridos nas aulas desenvolvidas através do método parcial versus(vs.) método global, obteve-se respectivamente os seguintes resultados: médiade ID/aula = 4,3 vs. 4,8; médiado tempode ID/ ocorrência = 10,9" vs. 17,8", correspondendo a 0,02% vs. 0,07%; média de tempo de ID/aula = 46,7" vs. 85,6", correspondendo a 0,08% vs. 0,31%. Os resultadosmostram que apesar da inexistência de diferença significativa entre as médias de ID/aula, esta assume magnitude considerável quando considerado as proporções de tempo consumido pelos professores com esta variável, denotando que o método parcial permitiu maior controle da turma por parte do professor, maior envolvimento do aluno nas tarefas e menores possibilidades de interações pedagógicas negativas nas aulas.Amanutenção dofluxo da auladiminuindo otempo de espera doestudante, utilização racional de espaço e materiais, repreensões individuais em lugar de coletivas, além do estabelecimento prévio de regras de conduta, contribuiriam para evitar episódios negativos que podem prejudicar a eficácia do processo ensinoaprendizagem.

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.