Resumo

O presente trabalho representa uma tentativa no sentido de melhor conhecer os comportamentos e conceitos do profissional enfermeiro num campo bastante específico de sua atividade: a atuação junto à criança portadora de deficiência. A questão básica e norteadora deste trabalho poderia ser assim resumida: quais as necessidades de aprendizagem do profissional enfermeiro para lidar com crianças portadoras de deficiência, baseada em sua vivência e prática profissional atual e na realidade em que se encontra inserido? ,Assim sendo, o trabalho se fundamentou especialmente nos depoimentos desses profissionais, colhidos através de entrevistas. Os conhecimentos e marcos teóricos consultados, a nível nacional e internacional tiveram um caráter complementar, de modo a permitir subsidiar discussões, contextualizar questões de estudo e traçar paralelos comparativos entre as realidades consideradas. A partir deste procedimento, viabilizou-se a proposição de oito itens temáticos possíveis de subsidiar um programa de formação de enfermeiros para a atuação junto à pessoa portadora de deficiência, particularmente a criança, baseada em uma determinada realidade regional. Em função dos limites estabelecidos para o trabalho, foi possível verificar o caráter não conclusivo do mesmo, que representa antes de mais nada, um primeiro esforço no sentido de melhor conhecer um dos pontos de intersecção da Educação Especial com a atuação dos diversos segmentos profissionais; buscando-se assim, estimular e subsidiar novos trabalhos e pesquisas nesta área.

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