Integra

Introdução: Segundo Gianolla (2003) o treinamento de força tem como objetivo estimular a fibra muscular a se hipertrofiar e se faz mais efetivo quando há uma variabilidade na rotina de treinamento, tais como, nas angulações, exercícios e cargas. Acrescenta Platonov (2004) que utilizar diferentes ângulos articulares é muito importante no âmbito desportivo. Para Kraemer e Hakkinen (2004, p.30) "Um programa que não envolva variação, não comprovará ser tão efetivo quanto um programa com grand variação na seleção de exercícios, intensidade e volume. Objetivo: verificar se as pegadas fechada, média e aberta para o exercício de supino reto a partir do ângulo do antebraço, braço e ombro, bem como caracterizar a distancia da barra em seus diferentes pontos do movimento influenciam na determinação do teste de 1RM.

Metodologia: amostra foi composta de 7 indivíduos do sexo masculino, idade (23,12 ± 3,79) anos, peso (73 ± 7,847) kg, altura (175,3 ± 7,559) cm, envergadura (178,55 ± 8,567) cm, %gordura (11,98 ± 5,361) praticantes de musculação a mais de 6 meses. Foram informados que no dia da mensuração das medidas antropométricas (Peso e Altura) queviessem com o mínimo de roupa possível segundo Marins e Giannichi (2003). Osindivíduos foram pesados em uma balança da marca Filizola com precisão de 100g epara estatura foi utilizado uma trena antropométrica da marca sanny. Para a composiçãocorporal foi utilizado a formula de Jackson e Pollock (1978). Na determinação da cargade um RM foi utilizado o protocolo de Fleck e Kraemer (2004). Para analise estatísticainferencial dos dados relacionados à média das pegadas fechada, média e aberta foiutilizado Anova One - Way (Newman - Keuls Test, p<0,05) e para correlacionar aspegadas Fechada x aberta, fechada x média e média x aberta utilizamos o teste de Correlação de Person para p<0,05 com Statistica 7.0. Para análise estatística descritivafoi utilizado o programa Microsoft Excel para cálculo das médias e desvio padrão.

Resultados: supino reto pegada fechada encontramos na média 44,2 ± 9,47 kg, pegada média 46,4 ± 10,26 kg e pegada aberta 46,4 ± 10,12 kg. Os resultados do presente estudo apresentaram que as diferentes pegadas analisadas não influenciam na eterminação da carga máxima, isto é, a comparação das médias pelo teste Anova One - Way (Newman - Keuls Test) o valor do p>0,05, mas quando buscamos associar correlacionando as pegadas (Correlação de Person) encontramos uma elevada associação estatisticamente significativa (p<0,05).

Conclusão: podemos constatar com os resultados encontrados no presente estudo que as diferentes pegadas não influenciam de forma significativa na determinação de 1RM e devido a este fato podemos avaliar a força máxima de um individuo testando em qualquer tipo de pegada levando em consideração o ângulo do antebraço, braço e ombro.