Análise das Percepções de Intercolegiais de Handebol no Esporte Escolar

Por: Paulo Henrique Ribeiro.

130 páginas. 2006

Send to Kindle


Resumo

o estudo analisa as percepções de participantes de competições intercolegiais de Handebol na perspectiva de seu desenvolvimento no esporte. A Revisão de Literatura apontou que estas competições são em maioria organizadas pela iniciativa privada e não seguem princípios educacionais claros para este nível de escolaridade. Utilizou-se pesquisa de campo com 26 participantes de ambos os sexos de quatro escolas de ensino médio de Bairros distintos do Rio de Janeiro, durante o ano de 2006. Coletou-se depoimentos, mediante entrevista semi¬estruturada e analisou-se os dados através da técnica de análise de conteúdo (BARDIN, 1994). Encontrou-se que as competições atuam para o desenvolvimento esportivo dos praticantes, na medida em que possibilitam comparações técnicas, desencadeiam ações coletivas consideradas benéficas ao progresso da equipe e mantém um espírito esportivo, além de elevar valores como exercício da tolerância e compreensão mútua. Em última análise, verificou¬se que a participação nas competições foi considerada uma autêntica conquista esportiva, agindo, assim, como um mecanismo retro-alimentador para novos treinamentos voltados às futuras competições neste nivel.

Endereço: http://www.nuteses.temp.ufu.br/tde_busca/processaPesquisa.php?pesqExecutada=2&id=2182&listaDetalhes%5B%5D=2182&processar=Processar

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.