Análise das Práticas e o Processo de Formação de Professores de Educação Física: Implicações Para a Fundamentação da Epistemologia da Prática Profissional

Por: Larissa Cerignoni Benites, e Samuel de Souza Neto.

Movimento - v.23 - n.1 - 2017

Send to Kindle


Resumo

Objetivou-se, neste estudo, analisar e compreender as possibilidades de utilização de estratégias da Análise das Práticas (AP) para o engendramento da epistemologia da prática profissional, apresentando algumas técnicas e formas de uso que podem contribuir com os processos de formação de professores de Educação Física. Essas estratégias têm como desdobramento corroborar a análise dos saberes docentes, bem como tornarem-se possíveis instrumentos para os processos formativos e para as investigações científicas. Além disso, podem colaborar com o aprimoramento do trabalho docente na Educação Física, contribuindo com a valorização e o fortalecimento de sua legitimidade social. Por fim, considera-se fundamental que os professores possam compreender que suas ações engendram uma diversidade de saberes que muitas vezes ficam restritos ao âmbito privado. Dessa forma, a Educação Física pode se apropriar dessas estratégias, integrando-as ao conjunto de ações que permitam conceder à prática o estatuto de importância que lhe deve ser atribuído.

Endereço: http://www.seer.ufrgs.br/index.php/Movimento/article/view/62108

Ver Arquivo (PDF)

Tags: Nenhuma cadastrada :(

Comentários


:-)





© 1996-2017 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.