Análise das Respostas Cardiovasculares Agudas Ao Exercício Resistido em Diferentes Intervalos de Recuperação

Por: Alexandre Gonçalves, André Luiz Ferreira, Eduardo Gaspareto Haddad, Hugo Ribeiro Zanetti, Leandro Teixeira Paranhos Lopes e Lorena Ferreira de Jesus.

Revista Brasileira de Medicina do Esporte - v.19 - n.3 - 2013

Send to Kindle


Resumo

INTRODUÇÃO: O sistema cardiovascular sofre sobrecarga durante a prática de exercícios físicos. Entretanto, pouco se sabe sobre a resposta cardíaca em diferentes intervalos de recuperação (IR). 
OBJETIVO: O presente estudo teve como objetivo analisar a sobrecarga cardíaca, utilizando como parâmetro cardiovascular a frequência cardíaca (FC), pressão arterial sistólica (PAS) e duplo-produto (DP) em IR distintos (IR), sendo delimitados em 45'' (IR45''), 60'' (IR60'') e 90'' (IR90''). 
MÉTODOS: O estudo analisou 10 voluntários do gênero masculino, com idade 21,5 ± 6,04 anos, peso 77,5 ± 10,62 kg e altura 179 ± 7 cm, que foram submetidos a um protocolo de três séries de 12 repetições à 60% de uma repetição máxima (1RM) no aparelho leg press 45º. O teste de Wilcoxon foi utilizado para comparar as variáveis hemodinâmicas tendo nível de significância quando p ≤ 0,05. 
RESULTADOS: Houve diferença significativa de todas as variáveis quando compara-se o estado pré-esforço com as séries subsequentes. A PAS apresentou diferença entre a primeira e as demais séries. Foi observada diferença entre a segunda e terceira série com IR45'', além de na terceira série o IR45'' apresentar maiores valores quando comparados ao IR90''. De forma semelhante, a FC apresentou diferença entre a primeira e todas as séries, em todos os IR. Os IR45'' e IR60'' apresentaram diferença entre a segunda e terceira séries. Contudo, o DP demonstrou diferença entre a primeira e todas as séries em todos os IR, além de IR45'' e IR60'' apresentar diferença entre a segunda e terceira série. 
CONCLUSÃO: De acordo com os resultados encontrados, conclui-se que a PAS e FC é sensível ao número de séries intrasséries, porém, não houve diferença quando se compara os IR entre si. Contudo, há maior tendência do IR45'' causar aumento da sobrecarga cardíaca, principalmente pelo aumento da PAS.

Endereço: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1517-86922013000300004&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.