Análise das Sequencias Táticas Ofensivas das Categorias Sub-15 e Sub-17 de Um Clube Profissional de Futebol Brasileiro

Por: Augusto Oliveira, Leandro Rechenchosky, Luan Antônio Corá Silveira, Paulo Henrique Borges, Vanessa Menezes Menegassi e Wilson Rinaldi.

Pensar a Prática - v.21 - n.4 - 2018

Send to Kindle


Resumo

O estudo investigou as sequências táticas ofensivas das categorias sub-15 e sub-17 de um clube de futebol profissional. A análise de 147 sequências foi feita por meio do software Match Vision Studio Premium®, utilizando as variáveis propostas por Garganta (1997) e Almeida (2010). Não foram identificadas diferenças significativas nos comportamentos táticos das duas categorias. Foram verificadas correlações significativas entre o tempo de realização do ataque e o número de passes, número de jogadores, número de contatos com a bola e número de trocas de corredores (r > 0,81). Os resultados sugerem que há coerência do clube quanto às ideias de jogo trabalhadas com as categorias e que tempo de realização do ataque está relacionado com o modelo de jogo destas.

Endereço: https://doi.org/10.5216/rpp.v21i4.51004

Tags:

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.