Resumo

Com o passar dos anos, todo o rico ambiente de aprendizagem proporcionado pelo futebol de rua foi dando lugar a um ambiente rígido, estruturado e orientado pelo treinador. Na tentativa de compreender melhor o tipo de tarefa que os jogadores têm acesso durante as sessões de treino, o presente estudo teve como objetivo investigar os tipos de tarefas utilizadas pelos treinadores nas sessões de treino de escolas de formação da cidade de Manaus/AM. Para isso, três sessões de treino de quatro escolas de formação foram filmadas, na tentativa de contabilizar o tempo destinado para cada um dos tipos de tarefas utilizadas pelo treinador, classificadas em: atividades de Training Form e de Playing Form. Além disso, foi contabilizado o tempo em que os jogadores permaneciam  inativos durante as sessões de treino. Todos procedimentos éticos foram respeitados e estão de acordo com legislação vigente. Utilizou-se uma estatística descritiva para caracterizar as sessões de treino quanto ao tempo destinado para cada tipo de tarefa e para o tempo de inatividade. Como o tempo total das sessões de treino entre as escolas de formação variavam, foi calculada a porcentagem da duração das atividades de Training Form e Playing Form, bem como a porcentagem do tempo que os jogadores permaneceram inativos ao longo do treino. Para isso, utilizou-se o programa SPSS 20.0. Constatou-se que os treinadores, de modo geral, tendem a utilizar 36,85±24,73% do tempo das sessões de treino com atividades de Training Form. Enquanto que em 32,67±13,06% do tempo os jogadores permanecem inativos. Por sua vez, durante 30,47±20,21% das sessões de treino os jogadores têm acesso a tarefas mais representativas, enquadradas no Playing Form. Sendo assim, é possível constatar que na maior parte das sessões de treino, ou os jogadores passam inativos ou têm um maior acesso à tarefas de treino pouco representativas.