Análise das Teorias dos Estágios Aplicadas Aos Estudos do Desenvolvimento Infantil

Por: Elidenir Andressa Prestes Filadelfo e Jocimar Roberto Filadelfo.

Caderno de Educação Física e Esporte - v.5 - n.10 - 2003

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Resumo

O objetivo do presente trabalho é realizar uma explanação sobre as diversas teorias existentes sobre o desenvolvimento infantil. O desenvolvimento motor tem sido, ao longo do tempo, utilizado para tentar entender aspectos relacionados ao desenvolvimento humano. A origem dos estudos, em desenvolvimento motor, deu-se com o intuito de entender o desenvolvimento cognitivo a partir do movimento e não com o interesse de entender as mudanças no comportamento motor. Gradualmente, o desenvolvimento infantil tornou-se uma área de interesse dos profissionais de Educação Física, que buscam contribuir para o entendimento do desenvolvimento humano como um todo. O ser humano é algo biologicamente dinâmico na medida em que, desde o momento da concepção até a morte, ocorre uma série de transformações quantitativas e qualitativas, quer no sentido evolutivo quer involutivo. É sabido também que essas transformações se verificam em ritmos e intensidades diferenciados, conforme a etapa da vida em que o ser humano se encontra. (GUEDES & GUEDES, 1997). Segundo A. Gesell apud Mutschele (1996, p.14) “a personalidade é o resultado de um crescimento lento e gradual, e o sistema nervoso amadurece por etapas e seqüências”. Sendo assim, a educação deve guiar e favorecer o crescimento e a adaptação da criança ao mundo em que vai viver. O posicionamento fundamental deste trabalho é que, se existe uma seqüência normal nos processos de crescimento, de desenvolvimento e de aprendizagem motora, isto significa que as crianças necessitam ser orientadas de acordo com essas características, visto que, só assim, as suas reais necessidades e expectativas serão alcançadas.

Endereço: http://e-revista.unioeste.br/index.php/cadernoedfisica/issue/view/248

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