Análise das Variáveis Antropométricas de Jogadores de Futebol de Campo Juvenil e Profissional de Marechal Cândido Rondon

Por: e Wagner Pino Augusto.

Caderno de Educação Física e Esporte - v.5 - n.9 - 2003

Send to Kindle


Resumo

Uma das modalidades que mais se desenvolveu nos últimos tempos é o futebol. Este fato determina a importância de estudos científicos que abordem não só os aspectos motores, como também as modificações de componentes corporais envolvidos no desempenho do futebolista. A composição corporal vem sendo pesquisada por cientistas do exercício e clínicos especializados em medicina desportiva, com o objetivo de definir parâmetros ideais para cada modalidade. Para, Powers & Howley, (2000), a mensuração regular da composição corporal é útil para os atletas a fim de monitorar alterações durante a temporada, assim como no período fora dela, pois, o aumento do desempenho desportivo dos atletas implica no aperfeiçoamento dos sistemas de preparação física e na organização metodológica do treinamento, (Ley, at alli, 2002). Segundo Guedes, (1994), os componentes que podem causar maiores variações na determinação do peso corporal total seriam os músculos, os ossos e a gordura, pois, também para Heyward e Stolarczyk, apud, Aloia et al., (1978); e Nilsson & Westlin, (1971), não é só a quantidade de gordura que varia, o conteúdo mineral ósseo, a densidade mineral óssea e a massa muscular esquelética também sofrem modificações. Segundo Wolinsk & Hickson, (1996), citado por Howley & Franks, (2000), há evidências acumuladas de que o exercício e o esporte podem resultar em um aumento da massa óssea. Tendo com base as citações acima, torna-se de grande importância analisar as alterações antropométricas (composição corporal), porque segundo Fernandes Filho, (2003), ela apresenta informações valiosas para a predição e a estimativa dos vários componentes corporais de sedentários ou atletas no crescimento, desenvolvimento e envelhecimento.

Endereço: http://e-revista.unioeste.br/index.php/cadernoedfisica/issue/view/247

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.