Análise de Fatores Que Interferem na Motivação Para a Participação nas Aulas de Educação Física de Escolares da Terceira Série do Ensino Médio

Por: Marta de Moura Costa e Thaís de Lima Guimarães.

XVI Congresso de Ciências do Desporto e Educação Física dos Países de Língua Portuguesa

Send to Kindle


Resumo

O estudo objetivou analisar os fatores que influenciam na motivação, para a participação das aulas de Educação Física, de escolares da terceira série do ensino médio de uma escola da rede estadual de ensino – Alagoas/Brasil. Foram investigados 20 alunos de ambos os sexos, com faixa etária de 15 a 18 anos, escolhidos de forma aleatória. Para o levantamento dos dados foi utilizado o roteiro de entrevista semiestruturada, composta por dois blocos temáticos, definidos à priori: (1) aderência às aulas de Educação Física; (2) gosto pelas aulas de Educação Física. A análise temática procedeu à codificação dos dados brutos que, de forma organizada foram agregados em unidades às quais permitiram uma descrição das características pertinentes aos aspectos motivacionais referentes à prática da Educação Física no ensino médio da Educação Básica. Pode-se concluir que os fatores que influenciavam na motivação dos alunos para participação nas aulas são variados, os resultados mostraram que os alunos frequentam as aulas, mas nem todos participam. O anseio por aprender novas habilidades e o gosto pelos conteúdos trabalhados nas aulas são dois dos fatores de influência positiva, na motivação dos alunos para a participação nas aulas de Educação Física. Enquanto fator predominantemente negativo constatou-se que a maioria vai à procura de novos conteúdos e relacionam a prática da Educação Física à manutenção da saúde, contudo, nem sempre são capazes de praticar as atividades vivenciadas nas aulas fora da escola, devido à indisponibilidade de espaços públicos para esta finalidade.

Endereço: http://www.fade.up.pt/rpcd/entradaPT.html

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.