Resumo


Integrante da base de conhecimentos para o ensino, juntamente com os conhecimentos dos alunos, do conteúdo, pedagógico geral (CPG) e do contexto, o conhecimento pedagógico do conteúdo (CPC) é utilizado pelos estudantes-professores para tornar seu conhecimento do conteúdo compreensível e ensinável aos alunos. Diante disso, o estudo investigou como o CPG emerge nas práticas pedagógicas e influencia na construção do CPC dos futuros professores de Educação Física. Participaram do estudo de caso qualitativo, de delineamento longitudinal misto, quatro duplas de estudantes-professoras de um curso de Licenciatura em Educação Física, que representavam cada um dos quatro quartos do curso. As informações foram coletadas durante três semestres letivos por meio de entrevistas e questionários. As evidências indicam que os estudantes-professores, nos quatro grupos investigados, têm dificuldades para discernir e refletir sobre: as possibilidades de inserção da Educação Física nos projetos pedagógicos das escolas; o potencial de integração com os demais componentes curriculares; e as implicações de sua intervenção docente na formação dos alunos. As preocupações dos estudantes-professores relacionam-se com a própria aula, o alcance dos seus objetivos e a implementação das estratégias pedagógicas planejadas. As metas parecem ser estabelecidas para e buscadas em uma mesma aula, não repercutindo nas aulas subsequentes.
 

Acessar