Resumo

OBJETIVO: Analisar a produção do conhecimento sobre atividade física e idosos nos acervos do Congresso Brasileiro de Ciência e Esporte (CONBRACE). MÉTODOS: Os artigos foram encontrados no Sistema Online de Apoio a Congressos (SOAC) do Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE) publicados durante os anos de 2009 a 2017, nos idiomas português, inglês e espanhol, totalizando 14 estudos. Com isso, foram usados, os textos disponíveis no SOAC, os quais abordassem sobre saúde, atividade física e idoso, para, em seguida, verificar as categorias em pauta, a partir de seus títulos, palavras-chave e resumos.  RESULTADOS: A qualidade de vida é o fator principal para haver o interesse da prática de atividade física entre os idosos, todos os estudos abordam que os praticantes querem uma qualidade de vida e buscam o aumento da expectativa de vida, tendo em vista que, eles buscam ser mais independentes nas suas atividades diárias. CONCLUSÃO: Com isso, a prática de atividade física melhora da qualidade de vida junto com bem-estar social, ambos proporcionam agradáveis sensações, dessa maneira influenciando a permanecerem nessa prática, mas é fundamental que seja demonstrado como exercício físico executado regularmente trazem benefícios a longo prazo.

Referências

RASO, V. Envelhecimento Saudável: manual de exercício com pesos. Edição: 1. São Paulo, 2007.

SENA, H. N., et al. Vivências corporais e o idoso: principais motivos para praticá-las em ouro preto – minas gerais. In: XVIII Congresso Brasileiro de Ciência do Esporte e V Congresso Internacional de Ciência e do Esporte. 2013, Brasília. p. 1-9. Disponível em: http://www.cbce.org.br/. Acesso em: 30 abr. 2018.

MINAYO, Maria Cecília de Souza (org.). Pesquisa Social. Teoria, método e criatividade. 18 ed. Petrópolis: Vozes, 2001.

KOCHE, J. C. Fundamentos de metodologia científica. Edição: 26. Rio de janeiro,

GONÇALVES, A. K., et al. Comparação da aptidão física e aptidão funcional entre pessoas nas fases da meia-idade e idoso. In: XVII Congresso Brasileiro de Ciência do Esporte e IV Congresso Internacional de Ciência e do Esporte. 2011, Porto Alegre. p. 1-9. Disponível em: http://www.cbce.org.br/. Acesso em: 30 abr. 2018.

PRADO, E. C. G., et al. Presença da educação física na saúde do idoso: caso da unidade de atenção básica à saúde da família em Goiânia/Go. In: XIX Congresso Brasileiro de Ciência do Esporte e VI Congresso Internacional de Ciência e do Esporte. 2015, Vitória. p. 1-4. Disponível em: http://www.cbce.org.br/. Acesso em: 30 abr. 2018.

SANTOS, B. A., et al. Um estudo da flexibilidade das alunas do projeto de extensão “qualidade de vida para o adulto e o idoso”. In: XIX Congresso Brasileiro de Ciência do Esporte e VI Congresso Internacional de Ciência e do Esporte. 2015, Vitória. p. 1-3. Disponível em: http://www.cbce.org.br/. Acesso em: 30 abr. 2018.

SANTOS, L. M. M.; MAIA, M. R. S.; FURTADO, M. G. P. F; Nível de atividade física influencia mais do que a idade na funcionalidade e do medo de cair em idosos. In: XIX Congresso Brasileiro de Ciência do Esporte e VI Congresso Internacional de Ciência e do Esporte. 2015, Vitória. Disponível em: http://www.cbce.org.br/. Acesso em: 30 abr. 2018.

SANTOS, D. P.; CANTANHEDE, T. C., Benefícios da atividade física em grupo na qualidade de vida do idoso. In: XX Congresso Brasileiro de Ciência do Esporte e VII Congresso Internacional de Ciência e do Esporte. 2017, Goiânia. p. 1-2. Disponível em: http://www.cbce.org.br/. Acesso em: 30 abri. 2018.

BRAGA, P. P. P., et al. O significado da prática de treinamento resistido por idosos de uma academia de Goiânia. In: XX Congresso Brasileiro de Ciência do Esporte e VII Congresso Internacional de Ciência e do Esporte. 2017, Goiânia. p. 1-6. Disponível em: http://www.cbce.org.br/. Acesso em: 30 abr. 2018.

SANTANA, N. Q.; BAPTISTA, T. J. R., Percepção de idosos sobre a saúde e as práticas corporais. In: XX Congresso Brasileiro de Ciência do Esporte e VII Congresso Internacional de Ciência e do Esporte. 2017, Goiânia. p. 1-3. Disponível em: http://www.cbce.org.br/. Acesso em: 30 abr. 2018.

BLESSMANN, E. J., et al. Análise da aptidão física em idosos participantes de projeto de extensão universitária. In: XVII Congresso Brasileiro de Ciência do Esporte e IV Congresso Internacional de Ciência e do Esporte. 2011, Porto Alegre. p. 1-7. Disponível em: http://www.cbce.org.br/. Acesso em: 30 abr. 2018.

CASTRO, M. P.; PUREZA, Y. D. Nível de Atividade Física e Qualidade de Vida em Idosos da Universidade da Maturidade do Amapá-UMAP. In: XVIII Congresso Brasileiro de Ciência do Esporte e V Congresso Internacional de Ciência e do Esporte. 2013, Brasília. p. 1-3. Disponível em: http://www.cbce.org.br/. Acesso em: 30 abr. 2018.

EIRAS, S. B., et al. Motivadores e barreiras para a prática de atividade física em idosos. In: XVI Congresso Brasileiro de Ciência do Esporte e III Congresso Internacional de Ciência e do Esporte 2009, Salvador. p. 1-13. Disponível em: http://www.cbce.org.br/. Acesso em: 30 abr. 2018.

GOMEÑUKA, N. A., et al. Efeito do treinamento de caminhada nórdica e caminhada livre no equilíbrio de idosos sedentários. In: XIX Congresso Brasileiro de Ciência do Esporte e VI Congresso Internacional de Ciência e do Esporte. 2015, Vitória. p. 1-3. Disponível em: http://www.cbce.org.br/. Acesso em: 30 abr. 2018.

HAUSER, E., et al. Motivos de adesão e permanência de idosos em um programa univeritário de atividade física. In: XVII Congresso Brasileiro de Ciência do Esporte e IV Congresso Internacional de Ciência e do Esporte. 2011, Porto Alegre. p. 1-6. Disponível em: http://www.cbce.org.br/. Acesso em: 30 abr. 2018.

THIMÓTEO, F. B., et al. Análise do nível de atividade física, autonomia funcional e depressão em idosos ativos e sedentários. In: XX Congresso Brasileiro de Ciência do Esporte e VII Congresso Internacional de Ciência e do Esporte. p. 1-2. Disponível em: http://www.cbce.org.br/. Acesso em: 30 abr. 2018.

Acessar