Análise Descritiva da Capacidade Observacional do Professor de Hidroginástica

Por: Antonio Michel Aboarrage Junior.

117 páginas. 2005

Send to Kindle


Resumo

Com a crescente procura da Hidroginástica como atividade física, com o objetivo de melhorar a saúde e a aptidão física, é de grande importância que os efeitos, que esta atividade tem sobre os componentes da aptidão física, assim como todos os fatores que podem influenciar na qualidade dos mesmossejam investigados, no intuito de oferecer-se à população uma atividade segura e fundamentada. O objetivo deste estudo foi, examinar a capacidade observacional do professor de Educação Física, no que diz respeito à captura de informações relativas à qualidade biomecânica de condutas motoras utilizadas como exercícios físicos na Hidroginástica. A amostra foi constituídapor 100 Professores selecionados aleatoriamente do universo de 400 professores, e estratificada, a seguir, da seguinte forma: 40 Professores, da cidade de Goiânia; 40 da cidade de Belo Horizonte, e 20 da cidade do Rio de Janeiro. No processo metodológico foi apresentado um vídeo com exercícios ,específicos, que envolviam as articulações dos ombros e dos joelhos, os professores observavam os exercícios, seguindo o fluxo de procedimento, sugerido por Hay e Haid (1985), e durante o procedimento iam registrando os erros identificados no formulário próprio. O formulário foi projetado de forma a ,ser possível coletar informações acerca da capacidade de observação dos professores. A intenção foi de verificar em que medida os professores conseguiam, visualizando a execução dos exercícios, identificar os erros, quando da execução dos movimentos, de adução e abdução, da articulação ,dos ombros; de adução e abdução horizontal, da articulação dos ombros e flexão e extensão, da articulação do joelho. A partir dos resultados obtidos pode-se concluir que grande percentual de dos professores analisados encontraram dificuldade para apontar os erros nas execuções dos movimentos ,propostos, a partir do processo de observação implementado. Os resultados do presente estudo demonstraram que independente da região geográfica, encontrou-se a coluna vertebral como sendo um dos focos importantes de ,observação, junto a isto o registro de uma grande quantidade de erros na execução. Ao analisar os resultados da totalidade percebeu-se que os professores, como um todo, demonstraram uma competência discutível no que diz respeito à capacidade de observar o movimento e elaborar um diagnóstico ,do erro. Sugerimos que estudos sejam realizados no sentido de aprofundar esta temática e produzir mais conhecimento acerca dela, uma vez que a carência sobre literatura no setor é um fato cabal. .

Endereço: http://www.nuteses.temp.ufu.br/tde_busca/processaPesquisa.php?pesqExecutada=2&id=2676&listaDetalhes%5B%5D=2676&processar=Processar

Comentários


:-)





© 1996-2020 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.