Análise Descritiva da Prática de Atividade Física no Lazer de Idosos Residentes em Uma Região de Baixo Nível Socioeconômico da Zona Leste de São Paulo, Sp

Por: , Emanuel Péricles Salvador e Renata Fonseca Inácio.

Revista Brasileira de Atividade Física & Saúde - v.16 - n.2 - 2011

Send to Kindle


Resumo

O presente estudo teve como objetivo descrever a proporção de idosos fisicamente ativos no lazer residentes em Ermelino Matarazzo, Zona Leste do município de São Paulo. Este é um estudo transversal realizado com 385 idosos com idade igual ou superior a 60 anos. Para a avaliação da atividade física no lazer foi utilizado o questionário IPAQ versão longa adaptada. Todas as variáveis do estudo foram analisadas de forma descritiva por meio de freqüência absoluta e relativa. A proporção de idosos fisicamente ativos no lazer foi de 15,2% (19,1% e 12,5% para homens e mulheres respectivamente) e o tipo de atividade física no lazer mais praticada foi a caminhada. A maioria dos idosos praticava atividade física no lazer pela manhã, com objetivo principal de manter ou melhorar a saúde. Os resultados deste estudo mostraram que a proporção de praticantes de atividade física no lazer em Ermelino Matarazzo foi similar a outros estudos brasileiros, porém, em menor proporção em comparação com idosos de países de renda alta. A maioria dos idosos praticava atividade física pela manhã e tinha como objetivo principal de manter ou melhorar a saúde. A caminhada foi a atividade mais praticada, era realizada principalmente nas ruas e sem a presença do profissional de Educação Física. O conhecimento destes resultados nesta amostra de idosos é muito importante para a implementação de políticas públicas de promoção de atividade física em regiões de baixo nível socioeconômico como Ermelino Matarazzo.

Endereço: http://www.sbafs.org.br/_artigos/448.pdf

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.