Análise do Desempenho em Atletas de Elite no Ironman Brasil Entre os Anos de 2003 a 2010.. Everton Crivoi Carmo, Henrique Afonso Ramos, Licia Elias, Victor Tavares Alves, Carlos Ugrinowitsch, Valmor Alberto Augusto Tricoli, Hamilton Roschel

Por: , Everton Crivoi do Carmo, Hamilton Roschel, Henrique Afonso Ramos, Licia Elias, e Victor Tavares Alves.

Revista Brasileira de Educação Física e Esporte - v.28 - n.1 - 2014

Send to Kindle


Resumo

O objetivo do presente estudo foi analisar a evolução no desempenho no "Ironman" Brasil entre os anos de 2003 a 2010. Adicionalmente, verificamos qual modalidade apresentou maior influência sobre o desempenho final na prova. Foram analisados os 10 primeiros colocados da categoria elite masculino de cada ano avaliado. As diferenças entre os tempos foram analisadas por ANOVA, seguida por "post-hoc" de Tukey. O coeficiente de correlação de Pearson foi empregado para investigar a associação entre o desempenho total e o desempenho nas diferentes modalidades isoladas. Os resultados mostraram não ter havido evolução no desempenho ao longo dos anos, sendo observada grande variação nos resultados. Foi observada, ainda, correlação entre o tempo de prova no ciclismo e o tempo total (r = 0,82; p < 0,01), sendo que o atleta com melhor tempo no ciclismo foi, também, o campeão da prova em 75% das vezes. Por fim, concluímos que não houve evolução no desempenho ao longo dos anos analisados. Adicionalmente, o ciclismo parece ser a modalidade determinante para o sucesso do atleta no "Ironman" Brasil.

Endereço: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S1807-55092014000100057&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.