Análise do Desempenho Motor de Crianças Participantes de Um Programa de Atividades Físicas

Por: Luciana Martins Brauner.

Revista da Educação Física - UEM - v.20 - n.2 - 2009

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Resumo

EEste estudo investigou o desempenho motor de crianças de 5 a 6 anos (N=32), praticantes de atividade física sistemática, relacionando-o a características biológicas, de contexto familiar e de prática. Os participantes foram avaliados por meio do Test of Gross Motor Development-2 (ULRICH, 2000). Para investigar a participação em atividades físicas e o contexto familiar, foi utilizado um questionário delineado para o presente estudo. Os resultados sugerem: (1) desempenho motor abaixo do esperado para a faixa etária; (2) desempenho superior nas habilidades de locomoção quando comparadas às de manipulação; (3) desempenho semelhante entre os gêneros nas habilidades de locomoção, e desempenho superior dos meninos nas habilidades manipulativas; (4) freqüência semanal de prática, tempo de participação no programa, ocorrência de irmãos e prática regular de atividade física dos pais parecem não influenciar o desempenho motor; (5) prática de atividades físicas simultânea à participação no programa e profissão dos pais tiveram impacto no desempenho dos participantes.

Endereço: http://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/6070/4430

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