Análise do Desenvolvimento Histórico da Feira da Praça Benedito Calixto

Por: .

XXV ENAREL - Encontro Nacional de Recreação e Lazer

Send to Kindle


Resumo

Esta pesquisa teve como objetivo conhecer a história da Feira Benedito Calixto, por meio da memória de seus administradores, feirantes, frequentadores e músicos, bem como verificar se seus depoimentos têm divergências ou convergências quanto à percepção sobre o desenvolvimento da Feira ao longo dos anos, além de também conhecer as mudanças nela ocorridas em relação ao espaço público de cultura e lazer. Desse modo, esta pesquisa ressalta a importância das feiras livres e seus respectivos espaços e elementos sociais, culturais, políticos e pessoais envolvidos, entendendo-as como importante elemento de lazer, turismo e sociabilidade de fácil acesso para a população de São Paulo. Além de representar um atrativo turístico diferenciado por sua qualidade e execução, a Feira Benedito Calixto destaca-se pelas funções organizacionais exercidas sobre o espaço que ocupa, despertando o interesse em analisá-la de modo a entender seu funcionamento,
êxito e tradição. A metodologia adotada foi a coleta e tratamento dos dados, utilizando-se o método de história oral, a observação participante, a pesquisa documental e a entrevista semi-estruturada. Pode-se verificar o motivo de visitação à feira, a frequência dessa visita e mudanças notadas durante os anos. Os principais motivadores da visita à feira são seus conteúdos gastro nômicos e artesanais, bem como o convívio social. Observando-se que com o passar do tempo, a feira serviu como propulsora de uma zona comercial ao seu redor, compondo um ciclo no qual os visitantes utilizam o comércio das cercanias e vice-versa. Outro ponto a ser ressaltado é a diversificação de mercadorias encontradas nas barracas, onde antes se encontravam artefatos antigos e artesanatos, atualmente também se pode encontrar produtos industriais populares, como roupas e bijuterias. Houve diversificação também quanto ao público frequentador: pela manhã, idosos; pela tarde, famílias; e pela noite, jovens, destacando o aumento na frequência do público homossexual. Tais mudanças confluíram para um processo de transformação da feira da praça em sua identidade original, de modo que o aumento de sua popularidade e da frequência de novos visitantes incita uma nova identidade para a localidade. Sendo assim, a organização da feira da Praça Benedito Calixto contribui para a afirmação de uma tradição cultural no local e no bairro, exaltando a importância de iniciativas sociais e culturais bem como o desenvolvimento de atrativos turísticos e de lazer na cidade de São Paulo.
 

Ver Arquivo (PDF)

Tags: ,

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.