Resumo

Os objectivos de presente estudo foram: 1) caracterizar e analisar a variação
da aptidão física associada à idade e sexo; 2) identificar a prontidão motora
dos escolares e relaciona-la com as características de natureza pedagógica
no contexto da educação física escolar. A amostra foi constituída por 1130
crianças de ambos os sexos dos 6 a os 11 anos de idade a frequentar as
escolas do nível primaria da localidade e Chosica, Lima, Peru. A aptidão
física foi avaliada através da bateria Fitnessgram (COOPER INSTITUTE FOR
AEROBICS RESEARCH, 1992) que inclui três componentes essenciais da ApFS:
1) a capacidade aeróbia; 2) a composição corporal; 3) a força e resistência
musculares e flexibilidade. Fez-se e cálculo das medidas descritivas básicas
e testou-se as diferenças das médias entre ambos os sexos em cada faixa
etária, utilizou-se ainda a MANOVA e função discriminante para testar a
presença de perfis multivariados da AptF, por conseguinte os níveis da
prontidão motora. Verificou-se a presença de diferenças significativas nas
provas de a milha e push up a favor dos meninos, assim como, apresentam
valores médios superiores na prova e curl up os meninos e em trunk lift as
meninas, por outro lado, no IMC não se observaram diferenças significativas
entre ambos os sexos nos diferentes intervalos etários. Constata-se, em
ambos os sexos, perfis multivariados da AptF inferiores para sua idade
expressando uma forte variabilidade interindividual da prontidão motora
das crianças para cada intervalo etário avaliado.

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