Análise da Dinâmica da Resistência Anaeróbia em Atletas de Hóquei Sobre Patins e a Influência da Freqüência Cardíaca Neste Tipo de Solicitação Motora

Por: Emersom José Zechin, Marcelo Nogueira Jabur e Paulo Roberto de Oliveira.

VII Congresso de Educação Física e Ciências do Desporto dos Países de Língua Portuguesa

Send to Kindle


Resumo

A participação da freqüência cardíaca (FC) como fator de prediçao de esforço é investigada em várias formas de solicitação motora, com o objetivo de determinar sua influência a sua relação com atividades físicas desportivas. O propósito deste estudo foi de identificar a influência da FC sobre a evolução dos níveis de resistência anaeróbia após 3 meses de preparação. O processo de treinamento constou de atividades específicas (técnicas, táticas e físicas especiais) sobre patins. Foram medidos os níveis de FC e o tempo de um percurso pré-determinado (160 metros sinuoso) na quadra de hóquei, antes e após a Fase de Preparação. As medidas de FC foram realizadas anteriormente ao teste, no final do teste, 30, 60 e 90 segundos após o teste. Foi utilizado o Teste "t"de Student (p<0,05) para análise entre as diferenças entre as duas avaliações. A variação dos resultados de rendimento em resistência anaeróbia foram significativamente maiores quando comparados início e final da fase de preparação, por outro lado, a variação das medidas de FC desenvolvidas antes e após a fase de preparação não demonstrou diferenças significativas. Através dos dados coletados, não notou-se nenhuma influência direta dos níveis de FC como fator limitante da resistência anaeróbia e, nem mesmo a relevância da utilização deste parâmetro como prediçao de esforço para este tipo de solicitação motora.

Comentários


:-)





© 1996-2020 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.