Análise do Comportamento Tático dos Jogadores de Futebol de Categoria de Base

Por: Elton Ribeiro Resende, Felippe Leite Cardoso, Guilherme Figueiredo Machado, Henrique Bueno Américo, Israel Teoldo da Costa e Marcelo Odilon Cabral.

Revista da Educação Física - UEM - v.27 - n.1 - 2016

Send to Kindle


Resumo

O objetivo do estudo foi comparar a eficiência do comportamento tático entre os jogadores de futebol de diferentes categorias etárias. A amostra foi composta por 400 jogadores divididos em quatro categorias (sub-11, sub-13, sub-15 e sub-17), que realizaram no total 23.855 ações táticas. Para avaliação da eficiência do comportamento tático dos jogadores foi utilizado o FUT-SAT. Para o tratamento estatístico, foram realizadas análises descritivas, os testes Kolmogorov-Smirnov, Kruskal-Wallis, Mann-Whitney e foi considerado um nível de significância de p<0,05. Os resultados indicam que a eficiência do comportamento tático tende a aumentar ao longo do tempo, com exceção da categoria Sub-15 que apresenta uma queda acentuada em relação às demais. Assim é possível concluir que existem variações na eficiência do comportamento tático de jogadores de futebol de diferentes categorias etárias.

Endereço: http://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/27694

Ver Arquivo (PDF)

Tags:

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.