Análise do Consumo de Produtos Esportivos Pelos Torcedores dos Quatro Grandes Times Cariocas

Por: Daniel Kamlot, Luana Boechat Martins e Marcela Cohen Martelotte.

Lecturas: Educación Física y Deportes - v.24 - n.259 - 2019

Send to Kindle


Resumo

Este trabalho tem como objetivo identificar os produtos mais consumidos por torcedores dos “quatro grandes times” do Rio de Janeiro para, usando procedimentos estatísticos como ANOVA, Kruskal-Wallis e Teste-t de comparação de médias, avaliar se tais torcedores associam preços maiores a produtos que expõem os símbolos dos clubes para os quais torcem. A amostra utilizada continha 183 torcedores, e a percepção de valor foi similar para praticamente todos os produtos, independente dos times de preferência. A exceção são casacos dos times, para os quais torcedores de Fluminense e Flamengo se mostraram dispostos a gastar mais do que os demais. Não se pode afirmar que o torcedor de algum grande time carioca costume comprar mais produtos de seu time do que algum rival. Identificou-se que os produtos mais consumidos pelos torcedores são a camisa retrô (antiga), a faixa de campeão e a camisa oficial, suscitando implicações gerenciais para as empresas atuantes no mercado estudado.

Endereço: https://www.efdeportes.com/index.php/EFDeportes/article/view/1704

Comentários


:-)





© 1996-2020 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.