Análise do Desempenho Físico e do Equilíbrio Sob Influência da Crioterapia em Atletas de Futsal

Por: Jader Pereira de Farias Neto, Marzo Edir da Silva Grigoletto, Mylena Maria Salgueiro Santana, Thiago Rocha Freire e Walderi Monteiro da Silva Júnior.

Revista Brasileira de Medicina do Esporte - v.21 - n.6 - 2015

Send to Kindle


Resumo

introdução: Crioterapia é a aplicação de modalidades de frio com temperatura de 0ºC a 18,3ºC, podendo interferir no desempenho físico e equilíbrio, dependendo da capacidade do indivíduo em manter a estabilização, direcionar padrões de movimentos, controlar a postura e posição articular. Objetivo: Avaliar o desempenho físico, a frequência cardíaca e o equilíbrio estático com olhos abertos, em atletas de futsal (futebol de salão), antes e depois da crioimersão nos membros inferiores. Métodos: Trinta e dois indivíduos do gênero masculino participaram do estudo, distribuídos aleatoriamente em dois grupos: (A) grupo controle, imersão em água a 24°C por 10 min; (B) grupo intervenção, crioimersão em água com gelo a 10°C por 10 min. Os voluntários realizavam a avaliação do equilíbrio no baropodômetro, em seguida corriam em linha reta e em ziguezague por 100 m, entravam na crioimersão, terminando com uma nova avaliação. Foram analisados o desempenho físico, através dos tempos das corridas, a frequência cardíaca, por meio de um frequencímetro e o equilíbrio, através da baropodometria e estabilometria em apoio bipodal de olhos abertos. Resultados: O desempenho físico foi alterado após a crioimersão quando das análises intra e intergrupos. A frequência cardíaca apresentou diferença ao comparar-se antes e após a crio, porém sem diferenças em comparação ao controle. O equilíbrio não foi alterado após a crioimersão e nem em comparação com o grupo controle. Conclusão: A crioimersão prejudicou o desempenho físico, quando a atividade foi imediatamente após a mesma, sendo desta forma o gelo não aconselhável quando se deseja desempenho na atividade desportiva. Porém não apresentou interferência na frequência cardíaca e no equilíbrio de atletas de futsal, que podem não ter sido alterados devido ao tempo da crioimersão.
 

Endereço: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S1517-86922016000200097&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2020 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.