Análise do Efeito da Diatermia Por Ondas Curtas nas Cervicalgias de Universitários

Por: Caren Thais Bulow, Fernanda Peron Hubner, Gladson Ricardo Flor Bertolini, Maria das Graças Anguera e Tacyane Carla Kroth.

Lecturas en Educación Física y Deportes - v.23 - n.250 - 2019

Send to Kindle


Resumo

Introdução: A dor na região cervical, denominada cervicalgia, é comum em diversas faixas etárias, possuindo elevada predominância nas síndromes dolorosas corporais, sendo considerada a segunda maior causa de dor na coluna vertebral. Uma das possibilidades terapêuticas para tal algia é a aplicação de calor via equipamentos de ondas curtas, sendo que um dos efeitos fisiológicos é a dilatação dos vasos sanguíneos que favorece a eliminação de catabólitos. Objetivo: Verificar possíveis alterações na dor cervical em universitários, utilizando a diatermia por ondas curtas contínuas com técnica indutiva. Métodos: Vinte universitários foram divididos em dois grupos de dez participantes em cada, sendo um grupo tratado (GT) e o outro placebo (GP), os participantes foram avaliados por meio da Escala Visual Analógica de Dor (EVA) e por meio do Índice de Incapacidade Relacionada ao Pescoço (NDI).Resultados: Ambos os grupos apresentaram redução da dor pela EVA, bem como redução em alguns subtópicos e escore total da NDI. Conclusão: A utilização da diatermia por ondas curtas contínuas de forma indutiva não proporcionou melhora da dor cervical superior ao placebo.

Endereço: https://www.efdeportes.com/index.php/EFDeportes/article/view/472/591

Tags: ,

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.