Análise do Exercício Físico em Crianças com Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (tdah): Uma Revisão Integrativa

Por: Guilherme Maia, Lidiane Aparecida Fernandes, Patrick Costa Ribeiro Silva e Tércio Apolinário de Souza.

Revista da Associação Brasileira de Atividade Motora Adaptada - v.19 - n.1 - 2018

Send to Kindle


Resumo

O transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH) é um transtorno crônico de ordem neurobiológica que atinge de 3 a 6% da população. Devido ao fato do transtorno ser uma patologia crônica, várias práticas são usadas na tentativa de amenizar os sintomas. Nesta revisão integrativa da literatura objetivou-se realizar uma análise a fim descobrir se a prática de exercícios físicos gera resultados positivos na redução dos sintomas de TDAH, e por consequência, na melhora do desenvolvimento físico e mental de crianças e adolescentes. Os estudos foram extraídos das bases de dados portal de periódicos utilizando os seguintes descritores: TDAH, Atividade Física, Exercício Físico e Intervenção Motora. Foi utilizado um filtro com intuito de restringir a busca por artigos originais, em língua portuguesa e publicado nos últimos dez anos (2007 a 2017). Foram encontrados 1752 artigos nas bases de dados, dos quais após a leitura e análise dos títulos e resumos foi identificado sete artigos que atendem os critérios pré-estabelecidos. Os resultados indicaram que atividades físicas contribuem no tratamento de crianças com TDAH e que existe um ganho indireto significativo na parte social, uma vez que a prática esportiva aumenta muito o convívio social delas.

Endereço: http://www2.marilia.unesp.br/revistas/index.php/sobama/article/view/7957

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.