Análise do Jornalismo Esportivo Impresso Brasileiro

Por: Marcelia Alves Pieper.

XXVIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação - Intercom

Send to Kindle


Resumo

Análise do Jornalismo Esportivo Impresso BrasileiroMarcélia Alves Pieper -Universidade Federal do Espírito SantoO trabalho busca compreender as peculiaridades de linguagem dos cadernos de esportes dos jornais Folha de S. Paulo e O Globo, dentro de uma análise investigativa e/ou comparativa. Tanto o caderno de esportes do jornal O Globo como o da Folha de S. Paulo têm uma identidade própria, um perfil característico. A conseqüência disso é que o jornalismo mostra-se um produto modulado, voltado ao mercado, e que é dependente dos interesses do seu público. A exigência mercadológica dita o processo de produção da notícia, bem como a abordagem que se dá aos mais diferentes fatos.Nitidamente, pode-se verificar que o caderno de esportes do jornal Folha de S. Paulo difere do O Globo na coleta, seleção, processamento e hierarquização da informação.A transmissão da informação na forma de notícia também é feita de forma diferenciada. O Folha Esporte destina-se a fazer um jornalismo informativo e interpretativo, ao passo que o caderno de esportes do jornal O Globo se caracteriza por um jornalismo estritamente informativo. Através desta e outras constatações no que tange a distinção entre os dois cadernos expressa-se a importância dos estudos de mídia, concebendo assim, como os jornais impressos atingem uma identidade própria se estão atrelados à lógica do padrão industrial.

Endereço: http://www.intercom.org.br/papers/nacionais/2005/index.htm

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2018 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.