Análise do Nivel de Atividade Física em Crianças da 1ª ? 4ª Série: Um Estudo de Caso Comparativo Entre o Colégio Particular X e o Colégio Público Y

Por: Milton Sérgio Martins Barreto e Paulo Henrique Picanço.

Revista Baiana de Educação Física - v.7 - n.2 - 2006

Send to Kindle


Resumo

O objetivo deste estudo é analisar o nível de atividade física através de um estudo de caso comparativo em crianças de 1ª a 4ª série do Colégio Particular "X" e o Colégio Público "Y". A amostra foi composta por 102 crianças, sendo 35 da Escola Particular "X" e 67 do Colégio Público "Y". Para a coleta de dados foi realizado o questionário Dia Típico de Atividades Físicas e de Alimentação - DAFA (NAHAS & BARROS, 2003, ps.126 a 129), este questionário tem duas seções, porém foi utilizada a primeira sessão, onde procuramos avaliar o nível de atividade física de crianças da 1ª à 4ª série do Colégio particular "X" e do Colégio público "Y". Os resultados foram analisados através do programa STATA 7.0, foi descritos a média, o desvio padrão e porcentagem. Aplicou-se o teste t de Student, para amostras independentes e nível de significância de 5%. Encontramos significância na variável de intensidade em relação à atividade física diária, onde percebemos que o Colégio Particular "X" é mais ativo do que o Colégio Público "Y".

 

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.