Análise do Período Predominante de Ingresso, Faixa Etária e Gênero de Novos Alunos em Programas de Condicionamento Físico em Londrina-pr

Por: Dahan da Cunha Nascimento, , Henrique Lima Ribeiro, Ivo Vieira de Sousa Neto, Jonato Prestes, José Fernando Vila Nova de Moraes, Marcelo Magalhães Sales e Nathalia Ferreira Camarço.

Revista Brasileira de Ciência & Movimento - v.23 - n.2 - 2015

Send to Kindle


Resumo

Objetivo: analisar o período predominante de ingresso e a faixa etária de novos alunos em programas de condicionamento físico de Londrina-PR. Metodologia: foram analisados os cadastros de matrículas na academia no período de um ano, de janeiro a dezembro de 2013, totalizando 1.015 novos alunos. Posteriormente o período analisado foi dividido em seis bimestres, de forma a facilitar a visualização dos novos ingressantes por período. Os indivíduos foram posteriormente divididos de acordo com a faixa etária. Resultados: das 1015 novas matrículas realizadas, 40,49% (n=411) foram de alunos do sexo masculino e 59,50% (n=604) do sexo feminino. A maior quantidade de matrículas aconteceu no quinto bimestre, que compreende os meses de setembro e outubro. Ademais, durante todos os meses do ano, o grupo etário mais jovem (20 a 29 anos) representou maior número de matrículas. Conclusão: Os meses que antecedem o período de férias se mostraram como os mais atrativos para o ingresso em academias. A população mais jovem se mostrou mais propensa em iniciar a prática de exercícios. As mulheres se revelaram mais incentivadas em iniciar um programa de atividade física do que os homens.

Endereço: https://portalrevistas.ucb.br/index.php/RBCM/article/view/5118

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.