Análise do Processo de Ensino-aprendizagem-treinamento nas Categorias de Base do Futebol: Relações com as Capacidades Cognitivas e Motoras

Por: Vinicius de Oliveira Viana Soares.

26 páginas. 2011 21/03/2011

Send to Kindle


Resumo

O objetivo geral do presente estudo foi comparar as influências dos métodos de ensino-aprendizagem-treinamento sob as capacidades táticas e habilidades técnicas no futebol. A amostra foi constituída por 26 jogadores de futebol de uma equipe da cidade de Belo Horizonte, sendo 10 da categoria sub-14 e 16 da categoria sub-15. Para o processo de categorização e identificação dos métodos de ensino utilizados nas sessões de treinamento foi utilizado o protocolo desenvolvido por Stefanello (1999). Para avaliar o conhecimento tático declarativo (CTD) foi utilizado o protocolo de Mangas (1999), que utiliza cenas de vídeo ofensivas no futebol. O conhecimento tático processual (CTP) foi avaliado pelo teste KORA (Avaliação Orientada através do Conceito), desenvolvido por Memmert (2002), segundo o parâmetro tático "Oferecer-se e Orientar-se" (OO); e pelo teste FUT-SAT (COSTA, 2010), segundo os índices de performance tática ofensiva, defensiva e de jogo. As habilidades técnicas foram mensuradas através do teste de técnica, proposto por Mor-Christian (1979). Foi avaliada, ainda, a percepção subjetiva do treinador (PST) quanto aos princípios táticos ofensivos e defensivos aplicados pela equipe de que é responsável. Ademais, verificou-se a PST, quanto ao modelo tático de rendimento no jogo de futebol praticado por seus jogadores através do questionário proposto por Lucas (2001). Os resultados apresentados no estudo permitem as seguintes conclusões: nas categorias sub-14 e sub-15 utilizou-se o método misto para o ensino do futebol.

Endereço: http://www.bibliotecadigital.ufmg.br/dspace/handle/1843/KMCG-8HDPN5

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.