Resumo

Introdução

O tornozelo apresenta a maior incidência de lesões no futebol (17 a 20% das lesões), podendo causar prejuízos pessoais e profissionais para o atleta. A estabilidade do tornozelo deve-se a uma série de mecanismos, tais como controle muscular entre agonistas e antagonistas, propriocepção, equilíbrio e força muscular. Caso haja alterações em algum desses mecanismos, há maior risco de lesões no tornozelo.

Objetivo

O objetivo do presente estudo consistia em analisar a função do tornozelo dos atletas de futebol amadores e profissionais, no período de pré-temporada, utilizando os testes Y Balance Test (YBT) e Dorsiflexion Lunge Test (DLT), observando possíveis déficits funcionais nessa amostra e, posteriormente, analisar a relação dos resultados entre os testes funcionais nessa população.

Métodos

Foram avaliados 107 atletas de futebol, sendo 36 atletas amadores e 71 atletas profissionais. Os voluntários passaram por uma anamnese inicial seguida por um pré-aquecimento de cinco minutos em bicicleta ergométrica e pelos testes funcionais YBT e DLT.

Resultados

Não houve diferença significativa no DLT entre os membros dominantes e não dominantes em atletas amadores e profissionais. Além disso, não houve diferença significativa no YBT entre os membros dominantes e não dominantes dos atletas amadores, entretanto, houve diferença significativa entre os membros dominantes e não dominantes dos atletas profissionais. Não houve correlação entre os testes quando analisados os membros dominantes e não dominantes da amostra.

Conclusão

A baixa relação entre os testes funcionais indica que a realização de ambos é recomendada para atletas na prática clínica, sendo ferramentas de avaliação de déficits funcionais distintos . Nível de Evidência III; Estudo caso-controle.

Acessar