Análise dos Agentes Públicos do Sistema Nacional de Esporte do Brasil

Por: Andressa Peloi Bernabé, , , João Paulo Melleiro Malagutti, Paulo José Cabral Lacerda, Silvia Bandeira da Silva Lima e Walcir Ferreira Lima.

IV Congreso Latinoamericano de Estudios Socioculturales Del Deporte - ALESDE

Send to Kindle


Resumo

Considerando que o Sistema Nacional de Esporte e Lazer (SNEL) do Brasil é uma articulação entre diversos agentes de forma plural e representativa contemplando todas as dimensões do esporte e do lazer, categorizados a partir de sua atuação no sistema (BRASIL, 2006), que o SNEL tem sido estruturado com ênfase na municipalização, e que não há dados consistentes acerca de quem são os agentes públicos que compõe o SNEL, o presente projeto, em andamento, busca problematizar: Quais as principais características, especificidades e modo de ação dos agentes públicos municipais que compõe o SNEL? Nesse sentido, o principal objetivo do projeto é diagnosticar e analisar as principais características, especificidades e modo de ação dos agentes públicos municipais que compõe o Sistema Nacional de Esporte e Lazer. A pesquisa será realizada em municípios do estado do Paraná - Brasil. Pretendemos trabalhar com um percentual de 20% dos 399 municípios do estado, totalizando 79 municípios, escolhidos através de sorteio. Serão aplicados questionários e entrevistas a todos os agentes públicos municipais que compõe o SNEL. Espera-se que do projeto de pesquisa resulte: 1) um instrumento de pesquisa consistente para o diagnóstico das principais características, especificidades e modo de ação dos agentes públicos que compõe o SNEL replicável em outros contextos; 2) um levantamento detalhado do quantitativo de agentes públicos (municipais) que compõe o SNEL, suas características e modos de ação; 3) produção científica relevante vinculada em importantes periódicos e congressos no Brasil e no exterior; 4) informações técnicas relevantes sobre os agentes públicos municipais que compõe o SNEL a serem repassadas ao Ministério do Esporte e demais entes da administração pública do esporte e lazer, que forneçam subsídios à formulação de políticas de formação inicial e continuada de agentes públicos que compõe o SNEL e atuam nas políticas públicas de esporte e lazer.

Palavras-chave: Políticas públicas, agentes públicos, sistema nacional do esporte, gestão no esporte e lazer, municípios.

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.