Análise dos Aspectos Pedagógicos da Formação do Professor de Educação Física: Um Estudo nas Ies Públicas de Minas Gerais

Por: Márcia Helena Resende.

2015 27/02/2015

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Resumo

A qualidade da educação brasileira tem sido tema de debates nos últimos tempos e consequentemente, os aspectos que envolvem a formação de um professor se constituem focos centrais destes debates e das pesquisas científicas. Isso também ocorre em relação à área da Educação Física (EF). Questões relacionadas aos aspectos pedagógicos que envolvem a graduação deste profissional, como os estágios curriculares, as atividades complementares e as práticas pedagógicas exigidas pelas Diretrizes Curriculares da área têm gerado dúvidas sobre o currículo que sustenta a formação deste professor. Para identificar onde se encontram os equívocos nessa formação que têm gerado as inseguranças presentes na iniciação docente, esse trabalho buscou compreender como ocorre a formação do professor em EF, a partir da leitura dos Projetos Políticos Pedagógicos dos Cursos de Licenciatura oferecidos pelas Instituições Públicas do estado de Minas Gerais. Esta pesquisa se voltou ao clareamento de alguns aspectos da formação de um professor de Educação Física (EF), com foco nas questões didático-pedagógicas que o curso oferece. Como objetivo geral, o trabalho visou analisar os Estágios, as Atividades Acadêmicas Curriculares Complementares e a Prática Pedagógica, como a essência pedagógica que envolve a formação docente nos cursos de licenciatura em EF nas IES públicas de Minas Gerais, a partir da interpretação dos documentos fornecidos pelas próprias instituições. A base de dados pesquisada foi LILACS e os livros utilizados para auxiliar as discussões, em sua maioria, foram publicados pelas editoras Papirus, Cortez, Artes Medicas Ltda (ArtMed) e Fontoura.Optou-se por uma investigação pautada numa abordagem qualitativa com enfoque descritivo, conforme propõe Thomaz, Nelson e Silverman (2007). A técnica usada para coleta das informações foi a análise documental de acordo com Laville & Dionne (1999). Para análise dos dados foram estabelecidas categorias definidas por Marconi e Lakatos(1999). As categorias geradas foram apresentadas por meio de quadros explicativos, descrevendo resultados encontrados. Os resultados obtidos nesta pesquisa declaram que todas as IES analisadas cumprem a carga horária destinada aos Estágios, Atividades Acadêmicas Científicas e Culturais (AACC), Prática Pedagógica. Em nenhuma das instituições analisadas pudemos perceber, após leitura do PPP, a existência de momentos para discussão e ou devolução dos relatórios referentes às AACC. Em todas as IES analisadas, o PPP aponta a preocupação das instituições quanto a participação do aluno-professor em projetos de pesquisa e em eventos científicos. Percebemos que em algumas instituições ainda pode-se verificar a existência de dicotomia entre disciplinas teóricas e disciplinas práticas. As práticas pedagógicas encontram-se inseridas em sua maioria em disciplinas esportivas. Em relação ao perfil profissiográfico apontado pelo PPP das instituições analisadas percebemos que todas elas tem uma preocupação com a formação de um profissional comprometido com a dimensão social e ao mesmo tempo comprometido com as modificações desta realidade

Endereço: http://bdtd.uftm.edu.br/handle/tede/321

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