Resumo

O presente estudo teve como objetivo analisar e comparar, em tenistas iniciantes, o desempenho técnico do saque "american twist" quanto à aplicação de um programa de treinamento mental, entre um grupo de prática física e outro de prática combinada, durante o processo de treinamento, objetivou também analisar e comparar as respostas psicofisiológicas como frequência cardíaca, ansiedade de traço, ansiedade de estado e resposta galvânica de pele, entre esses grupos, antes e depois do treinamento do saque. Participaram como sujeito 09 alunos de um curso de Educação Física, na faixa etária de 19 a 34 anos (média = 23,22) e com altura entre 1,54 a 1,70m. (média = 1,61), divididos randomicamente em dois grupos, sendo o grupo de prática combinada (GPC, 5 sujeitos) que realizavam o relaxamento/treinamento mental e a tarefa fisicamente, e o grupo de prática física (GPF, 4 sujeitos), que realizavam a tarefa apenas fisicamente. O procedimento experimental consistiu da fase de familiarização, pré-teste, fase de treinamento do GPC e GPF e o pós-teste. Para aferição das variáveis foram utilizados uma escala de critérios de valores, filmagens, questionário de ansiedade de traço-estado (Spielberg et alii, 1970), monitor de F.C polar sport tester e o aparelho de resposta galvânica relaxo-trainer. Todas as execuções do saque no pré-teste e pós-teste foram filmadas para avaliação técnica posteriormente feita pelo pesquisador. Dois tipos de comparações foram feitas: inttragrupos e intergrupos comparando os escores do desempenho técnico e das variáveis psicofisiológicas analisadas, sendo utilizado o teste estatístico não paramétrico wilcoxon para comparação intergrupos das variáveis psicofisiológicas analisadas e para o desempenho técnico dos saques (escores específicos), para as mesmas comparações intragrupos foi utilizado o teste de mann-whitney, enquanto que para o desempenho técnico do saque (escore global), foi utilizada a estatística paramétrica, especificamente o teste "t" para médias, tendo como nível de significância 0,05. A partir da discussão dos dados, cnclui-se que o Grupo de Prática Combinada teve escores superiores ao Grupo de Prática Física, em algumas vezes, em todas as variáveis analisadas, embora não significante estatisticamente. Essas evidências denotam que a aplicação de um programa de treinamento mental pode ser de grande valor na aprendizagem do saque "american twist" e que pode haver uma relação entre as respostas psicofisiológicas adequadas e um melhor desempenho.

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