Resumo

Objetivo do estudo: Buscou-se através deste estudo encontrar os principais fatores associados ao público pagante e à receita de jogos nos estádios do Campeonato Alagoano, no período 2009-2019.
Metodologia: Com base nos dados da Federação Alagoana de Futebol, estatísticas descritivas, modelos econométricos por Mínimos Quadrados Ordinários, Modelos Lineares Generalizados, e Efeitos Fixos e Efeitos Aleatórios foram explorados, a fim de apresentar para a sociedade local a importância e a potencialidade do torneio a partir dos dados.
Principais resultados: Os principais resultados mostram que preço, capacidade do estádio, fase do campeonato e clássicos impactam positivamente na receita real líquida e no público pagante, enquanto a renda possui uma relação negativa.
Contribuições teóricas/metodológicas: A literatura existente sobre determinantes de público no estádio foca em competições nacionais, assim, uma das principais contribuições deste trabalho é o foco em um campeonato estadual que apesar de um estado fora do “centro futebolístico”, possui dois times da série B do campeonato nacional, entender os fatores associados à receita desses jogos é de fundamental importância.
Contribuições sociais/para a gestão: Entender os fatores associados à receita líquida é de fundamental importância para uma melhor gestão dos campeonatos de futebol, tanto em sua importância social como na econômica.

Acessar